[1992] Passa ou Repassa

É da sua Época? Você se lembra do programa de TV "Passa ou Repassa"? Era transmitido no SBT apresentado pelo Gugu Liberato, foi um dos maiores sucessos, o programa era transmitido à tarde, antes do Programa Livre. você se lembra?
 A brincadeira era simples, o apresentador fazia uma pergunta e quem apertasse o botão primeiro respondia e se acertasse teria direito a dar torta na cara do concorrente.
Momento torta na cara.
Momento tensão nos dois grupos.
E no final do programa tudo acabava em torta na cara, e você se lembra?

2 comentários:

  1. Passa ou Repassa (versão do norte-americano Double Dare) talvez tenha sido o melhor game show já produzido na televisão brasileira, comecei a assistir em 1996 com Celso Portiolli, quando passava de segunda a sexta feira e que depois foi para os domingos na virada de 1996 para 1997. Porém atualmente está mais uma vez fora do ar, o motivo? O desgaste, por tantas exibições ininterruptas sem um descanso.
    1º O Passa ou Repassa é divertido? Sim.
    2º É um bom programa? Sem dúvida, toda a família pode assistir pois quem assiste se diverte, torce para uma das equipes e ao mesmo tempo aprende com as perguntas sobre conhecimentos gerais.
    3º Faz sucesso? Claro que faz, tanto que quando estava fora do ar fizeram na Internet uma campanha chamada "Volta Passa ou Repassa", embora há quem diga que não gosta ou que não assiste (e muito embora eu não acredite nisso).
    Porém assim como nós seres humanos, todo programa de televisão precisa de um tempo de descanso, seja por algumas semanas, alguns meses ou alguns anos e depois de um tempo voltar ao ar. Aquele ditado: Tudo em excesso enjoa ou faz mal, parece que não se aplica ao Passa ou Repassa e sim aquele outro: Quando começa não para mais. O Passa ou Repassa não é como o Chaves (outro programa que passava direto, mas parece que souberam dosar as exibições) ou como as novelas mexicanas que tem uma reprise quase todos os anos. Me lembrei daquela prova de espremer as laranjas e encher um recipiente, essa prova é mais ou menos a realidade: o Passa ou Repassa continuava sendo espremido mesmo depois de ter apenas o bagaço. A duração ideal do PR é de pelo menos 1 hora, mas em 2014 o game ocupava quase que 80% do tempo do Domingo Legal, como é que não vai desgastar.
    Aliás essa não é a primeira vez que o Passa ou Repassa fica fora do ar no SBT: se minha memória não estiver falhando acho que em 1998 o game show não foi exibido nenhuma vez (se eu estiver errado, por favor me corrijam). Tem um vídeo na Internet de agosto de 2000 em que Celso Portiolli anunciava que o Passa ou Repassa, então apresentado aos sábados, voltaria para os domingos, o que não aconteceu (acho que talvez nem o próprio Celso Portiolli imaginava que estava apresentando pela última vez o Passa ou Repassa naquele ano e que só voltaria a fazê-lo em 2013). Até outubro de 2004, o Passa teve várias reprises diárias nas tardes. Mas o Passa inédito mesmo com colégios só a partir de 7 julho de 2013.
    Sou fã do game show das tortas na cara e das gincanas e torço muito para que o PR volte talvez em 2017 ou 2018, mas torço para que haja um mínimo de bom senso e inteligência por parte do SBT e que saibam a hora e o momento certo de tirar do ar. Outra coisa, o Passa ou Repassa é e sempre foi um programa, nunca entendi por que virou quadro do Domingo Legal, e mesmo com a crise por que não fazer um cenário próprio para o PR, a intenção de fazê-lo no mesmo estúdio do Domingo Legal é boa mas parece que fica muito apertado.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: O Passa ou Repassa na fase de Celso Portiolli começou diário em abril de 1996, ainda em 1996 por volta de dezembro virou semanal aos domingos até sair do ar no final de 1997 (e tenho 99,99% de certeza que o game-show não foi exibido em 1998, se por acaso o SBT transmitiu algum PR em 98 sincera e honestamente não me lembro e caso alguém possa me confirmar ou me corrigir fique a vontade).
    Voltou ao ar em fevereiro de 1999 nas tardes de domingo: primeiro com artistas e depois com alunos de 4ª e 5ª série. (Fora que na fan-page do programa no Facebook há quem diga que existem episódios do PR que foram gravados, mas que o SBT jamais os exibiu).
    De janeiro a maio do ano 2000 o "Passa" voltou a ser apresentado de segunda a sexta feira, entre julho e agosto voltou a ser semanal sendo exibido aos sábados no final da tarde quando saiu do ar.
    Em maio de 2004 o PR voltou ao SBT, mas com reprises dos programas da temporada 2000, saiu do ar em outubro de 2004, quando o SBT estreou o "Programa Cor de Rosa" e o "Charme com Adriane Galisteu".
    E a mais recente fase do Passa ou Repassa começou no domingo 7 de julho de 2013, inicialmente quinzenal e que virou semanal a partir de dezembro de 2013 até sua última exibição em 1º de maio de 2016, sendo que em 30 de março de 2014 o Passa ou Repassa foi exibido ao vivo pela primeira vez na história desde a estreia com Silvio Santos em 1987.
    Quando o Passa ou Repassa saiu do ar em 2000, achei que nunca mais voltaria e voltou primeiro com reprises durante alguns meses em 2004 e depois a nova fase entre 2013-2016. Torço para que volte seja em 2017, 2018... sei lá, mas que o SBT saiba dosar as exibições, do contrário... já viu!
    Em 2017 fecharão 30 anos do Passa ou Repassa, aliás se eu fosse o Silvio Santos faria uma série de reprises do PR toda semana seja na fase do SS, Gugu, Angélica ou do Celso Portiolli. Principalmente de edições que existem no YouTube mas que por algum motivo estão com gravação incompleta.
    *Com Celso Portiolli
    2000: São Judas x São Bernardo, último PR antes de ficar 13 anos fora do ar (a Gincana Final está incompleta mas parece que quem venceu foi o São Bernardo)
    2000: Isaac Newton x Etip (Falta a Gincana Final)
    1999: Companhia do Pagode x Exaltasamba (Falta a Gincana Final)
    1999: Latino e Kelly Key x Maguilla e Irani (Tem alguns trechos mas seria ótimo reprisar o programa todo)
    1999: Vavá & Mari Alexandre x Belo & Viviane Araújo (foi a reestreia do PR em fevereiro de 1999, há apenas trechos do Torta na Cara na internet, mas não seria nada mal reprisar o programa completo)
    1997: Objetivo x Marczak (faltam dois trechos: no início do segundo bloco de perguntas e na Gincana Final). Não tenho certeza mas desconfio que quem ganhou esse PR foi o Objetivo "equipe verde"
    1996: Ascendino x Galeão (falta uma parte da Gincana Final, mas acho que o colégio Galeão "equipe verde" foi quem venceu este programa já que chegou na Gincana Final com uma diferença de pontos muito grande)
    1996: Arruda x Primavera (falta o início da primeira parte)
    *Com Angélica
    1995: Clodoveu Barbosa x Olinda Leite (falta a outra parte da Gincana Final)
    *Com Augusto Liberato - Gugu
    Obs.: Não sei se teve Passa ou Repassa em 17 de julho de 1994, dia da final da Copa do Mundo entre Brasil x Itália que o SBT transmitiu ao vivo com narração de Luiz Alfredo, mas se houve PR naquele domingo o SBT poderia muito bem reprisá-lo.
    1994: São Paulo x Flamengo (há apenas um trecho do Torta na Cara mas não se sabe quem foi o campeão)
    1994: Vasco da Gama x Palmeiras (o Palmeiras foi quem ganhou mas só tem a parte da Gincana Final)
    1991: O PR com a primeira exibição do Torta na Cara

    ResponderExcluir