É da sua Época? Você se lembra da "Vacina pela Pistola" em meados dos anos 70, 80 e em 90? Foi um terror na vida das crianças, todas morriam de medo e você? Se lembra?
Não sei exatamente como isso foi aplicado em você, mas, que eu me lembre não era nada de tão horrível assim. Inclusive hoje eu me pergunto porque ela foi descontinuada, porque parece um meio eficiente de aplicação, por ser BEM RÁPIDA
Não !!! Era pressão do líquido, não tinha agulha !!! As pistolas de injeção de medicamentos por pressão já existentes foram abandonadas devido a problemas de contaminação e lacerações na pele, já que elas possuíam diversos bicos injetores. Em alguns casos, a quantidade do medicamento ou vacina que chegava ao tecido correto ficava por volta dos 10%.
Sem agulha. Justamente por isso chamava-se pistola de pressão. A dose da vacina saia em um jato muito fino e potente, tão potente que furava a pele e se alojava no tecido muscular, por isso a dor. Não tem esse negócio de mesmo agulha pra todo mundo. Foi descontinuada só pela falta de precisão tanto de quantidade injetada, quanto ao local, uma vez que podia atingir uma veia ao invés do tecido muscular. Se a pessoa tinha o braço muito fino, o líquido podia atravessar e ficar entre o osso e o tecido muscular, ficando dolorido por muitos dias.
É cada uma! Neguinho falando sobre o que não sabe...Essa pistola não tinha agulha! A injeção da vacina se dava por meio de um fortíssimo jato de ar comprimido, que furava a pele.
Discordo do comentário do amigo.A pistola, além da dose contra a varíola, tinha um dispositivo de cauterização que aniquilava possíveis contágios de doenças. Daí a marca no braço que assemelha-se a queimadura por agente químico.
A vacina responsavel pela marquinha é a BCG... E a marquinha acontece devido uma reação do próprio organismo sobre os componentes da vacina que são similares ao da tuberculose... A pistola foi abolida devido a mudança da formulação da vacina que aconteceu apartir de análise sobre os riscos do contato com a pele... De doenças transmitidas apartir de secreções como a transpiração ou simples contaminação.
Isso mesmo, a marquinha nada tem a ver com a pistola, essa era provocada pela reação do organismo à vacina. A pistola foi abandonada por outros motivos, incluindo a alta incidência de laceração da pele e falta de precisão, pois o jato contendo a vacina podia perfurar muito o tecido muscular e atingir algum vaso, ou mesmo ficar entre osso e músculo, causando dor e inflamação.
Este sistema não é mais recomendado pela OMS em função da possibilidade de transmissão de doenças. Há um novo modelo (PharmaJet Stratis 0.5ml Needle-free Jet Injector) e segundo o fabricante o produto foi aprovado pelo FDA, Anvisa e outros orgãos de vigilância em vários países.
Tomei essa tbm na escola.a gente ficava na fila com medo e quem ia primeiro voltava com aquela cara de chorar e a gente ficava com mais medo e depois percebia que não doía tanto kkkk
Existiam varios tipos de pistola, a mais antiga era uma q chegava a dilacerar o braço de algumas pessoas,depois fizeram uma q o remedio entrava por apenas um furo, essa contaminava menos, ja a q eu tomei em 1993 eu vi uma agulha enorme dentro q saia so a pontinha na hr do tiro.. Quanto a dor, cada um sabe da sua! Em mim doeu 10x mais q injeção!
Existiam varios tipos de pistola, a mais antiga era uma q chegava a dilacerar o braço de algumas pessoas,depois fizeram uma q o remedio entrava por apenas um furo, essa contaminava menos, ja a q eu tomei em 1993 eu vi uma agulha enorme dentro q saia so a pontinha na hr do tiro.. Quanto a dor, cada um sabe da sua! Em mim doeu 10x mais q injeção!
Na braço direito é a vacina BCG, contra tuberculose. No braço esquerdo é a vacina contra varíola, que deixa uma cicatriz maior. Geralmente a cicatriz do braço direito é menor e mais embaixo que a do esquerdo. Eu tenho as 2 marcas e tomei essa vacina de revolvinho em junho de 1979, contra varíola. Foi uma dor horrível, parecia que tinha 1 tonelada puxando meu braço para baixo, além da dor. Depois tomei vacina de revolvinho em 1992, contra febre amarela, mas essa vacina não deixa cicatriz. A vacina contra varíola não existe mais, pois a doença foi erradicada em 1979.
Também btomei em 79, e a dor foi bem isso mesmo..... Eu andava depressa e parecia que nunca ia chegar em casa, pra abrir a boca e chorar... Puxa como doía!
Pelo que me lembro. Tenho 62 anos e a última vacina que tomei foi antes de 1970 com pistola. Depois nunca mais tomei nenhuma vacina nem antitetanica. Não lembro se doeu a pistola, mas Tenho horror de agulha.
Injeção da peste doia que só ninguém ficava sem gritar e tinha agulha sim parecia que a agulha furava o osso do braço ainda bem que não existe mais essa pistola horrível.
Se transmitia ou não alguma doença não sei.Só sei que eu e minha irmã tomávamos essa vacina quando viajamos pra outro estado e nesse período fomos contaminados pelo vírus da Hepatite B,e pelo nossos exames foi nessa época que "adquirimos" a doença que hoje é crônica.E nunca recebemos sangue ou tivemos outro modo de contaminação de seringas,parto ou sexo.Então realmente nós acreditamos que fomos contaminadas por essas pistolas.
Algumas explicações muito boas.Até hoje aos 37 anos eu achava que tinha uma agulha na pistola (eu era bem nova quando usei).Mas que deu saudade daquela época...deu.
Se eu lembro?! Tem uma cicatriz no meu braço que não me deixa esquecer! O lado bom e que na saída do posto de saúde tinha alguns vendedores de algodão doce e pipoca aí eu aproveitava pra fazer um drama e ganhar um docinho de consolação.
Como assim transmitir doenças ?!?! Papo furado, A pistola de Longe, com ar comprimido, sem nenhuma agulha cospe a vacina, que com tanta pressão e velocidade entra na pele deixando uma pequena cicatriz ! Mas deixa quieto, vamos manter o emprego dos milhares de técnicos, e as propinas das licitações das seringas superfaturadas kkk não confundam está pistola de ar com a de agulha dos tatuadores, pela mor,nada a ver uma com a outra né, me poupe da burrice kkk
Tomei em 1989 e 1991 . Último ano que ví essas pistolas . Depois já era gotinha e seringa. Tinha 2 anos em 89 e 4 em 91 mas não esqueço da dor que era.
A famosa... Hehehehe!
ResponderExcluirVacinei e fui vacinado no final da década de 60, depois 70...com "VACINA PELA PISTOLA "
ExcluirVacinei e fui vacinado no final da década de 60, depois 70...com "VACINA PELA PISTOLA "
ExcluirMeu Deus! Como lembro...ano de 1993,ficava na fila...quando era a minha vez...voltava pro final da fila.
ExcluirEu tenho a marca até hoje dessa vacina. Não me lembro se tive medo mais sei que chorei muito ao ser vacinado.
ExcluirPor curiosidade! Se trocava a agulha?
ExcluirEla não tinha agulha mesmo? Não tinha risco de contaminação?
ExcluirNão tinha agulha. Era por um jato de ar comprimido. Foi proibida pq transmitia através do sangue que ficava nela hepatite c e AIDS.
ExcluirE como lembro!
ResponderExcluiralguem sabe me dizer as pistola era agulha que usava nessa epoca,me lembro que doia pra caramba,me falam alguem sabe
ResponderExcluirPQP, e como doía: parece que arranca pedaço da sua carne, cuja sensação é de uma queimadura seguida de uma mordida! :p
ExcluirNão sei exatamente como isso foi aplicado em você, mas, que eu me lembre não era nada de tão horrível assim. Inclusive hoje eu me pergunto porque ela foi descontinuada, porque parece um meio eficiente de aplicação, por ser BEM RÁPIDA
ExcluirFoi descontinuada porque USAVA A MESMA AGULHA EM TODO MUNDO!!!!
ExcluirHahaha... que pergunta. É uma mula
ExcluirEssa pistola que eu me lembre ela injetava o liquido (vacina)sob pressão na pele não tinha agulha.
ExcluirFOI DESCONTINUADA CONFORME O COLEGA FALOU PQ USAVA A MESMA AGULHA EM TODOS E TAMBEM PQ PODERIA INJETAR NA VEIA INVES DO MUSCULO
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNão !!! Era pressão do líquido, não tinha agulha !!! As pistolas de injeção de medicamentos por pressão já existentes foram abandonadas devido a problemas de contaminação e lacerações na pele, já que elas possuíam diversos bicos injetores. Em alguns casos, a quantidade do medicamento ou vacina que chegava ao tecido correto ficava por volta dos 10%.
ExcluirSem agulha. Justamente por isso chamava-se pistola de pressão. A dose da vacina saia em um jato muito fino e potente, tão potente que furava a pele e se alojava no tecido muscular, por isso a dor. Não tem esse negócio de mesmo agulha pra todo mundo. Foi descontinuada só pela falta de precisão tanto de quantidade injetada, quanto ao local, uma vez que podia atingir uma veia ao invés do tecido muscular. Se a pessoa tinha o braço muito fino, o líquido podia atravessar e ficar entre o osso e o tecido muscular, ficando dolorido por muitos dias.
ExcluirÉ cada uma! Neguinho falando sobre o que não sabe...Essa pistola não tinha agulha! A injeção da vacina se dava por meio de um fortíssimo jato de ar comprimido, que furava a pele.
ExcluirLembro bem kkkk
ExcluirEra, boa para passar doença.....hepatite...etc.
ResponderExcluirhttp://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,fotos-historicas-costa-e-silva-e-a-pistola,11425,0.htm
ExcluirAqui explica um pouco sobre a tal pistola
Discordo do comentário do amigo.A pistola, além da dose contra a varíola, tinha um dispositivo de cauterização que aniquilava possíveis contágios de doenças. Daí a marca no braço que assemelha-se a queimadura por agente químico.
ExcluirIsso mesmo amigo Adauto Claudino Boa explicação eu até hoje tenho essa marca no braço.
ExcluirA vacina responsavel pela marquinha é a BCG... E a marquinha acontece devido uma reação do próprio organismo sobre os componentes da vacina que são similares ao da tuberculose... A pistola foi abolida devido a mudança da formulação da vacina que aconteceu apartir de análise sobre os riscos do contato com a pele... De doenças transmitidas apartir de secreções como a transpiração ou simples contaminação.
ExcluirIsso mesmo, a marquinha nada tem a ver com a pistola, essa era provocada pela reação do organismo à vacina. A pistola foi abandonada por outros motivos, incluindo a alta incidência de laceração da pele e falta de precisão, pois o jato contendo a vacina podia perfurar muito o tecido muscular e atingir algum vaso, ou mesmo ficar entre osso e músculo, causando dor e inflamação.
Excluirboa eu tambem queria saber se era agulha....
ResponderExcluirSegunda a reportagem abaixo, não tinha!
Excluirhttp://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,fotos-historicas-costa-e-silva-e-a-pistola,11425,0.htm
Este sistema não é mais recomendado pela OMS em função da possibilidade de transmissão de doenças. Há um novo modelo (PharmaJet Stratis 0.5ml Needle-free Jet Injector) e segundo o fabricante o produto foi aprovado pelo FDA, Anvisa e outros orgãos de vigilância em vários países.
ExcluirExatamente...
ExcluirObvio, era horrível
ResponderExcluirPelo meu conhecimento a pistola não possuia agulha.Injetava por alta pressão.
ResponderExcluirPelo meu conhecimento a pistola não possuia agulha.Injetava por alta pressão.
ResponderExcluirTomei essa tbm na escola.a gente ficava na fila com medo e quem ia primeiro voltava com aquela cara de chorar e a gente ficava com mais medo e depois percebia que não doía tanto kkkk
ResponderExcluirDoía sim muito. Abria as fibras musculares na pressão. E calterizava... Como dizer que era sem dor????? Só podia ser coisa de militar
ResponderExcluirDoía sim muito. Abria as fibras musculares na pressão. E calterizava... Como dizer que era sem dor????? Só podia ser coisa de militar
ResponderExcluirNão doía não... doía menos do que uma injeção.
ResponderExcluirExistiam varios tipos de pistola, a mais antiga era uma q chegava a dilacerar o braço de algumas pessoas,depois fizeram uma q o remedio entrava por apenas um furo, essa contaminava menos, ja a q eu tomei em 1993 eu vi uma agulha enorme dentro q saia so a pontinha na hr do tiro.. Quanto a dor, cada um sabe da sua! Em mim doeu 10x mais q injeção!
ResponderExcluirExistiam varios tipos de pistola, a mais antiga era uma q chegava a dilacerar o braço de algumas pessoas,depois fizeram uma q o remedio entrava por apenas um furo, essa contaminava menos, ja a q eu tomei em 1993 eu vi uma agulha enorme dentro q saia so a pontinha na hr do tiro.. Quanto a dor, cada um sabe da sua! Em mim doeu 10x mais q injeção!
ResponderExcluirVerdade nem lembro de q tipo foi q eu tomei, so lembro q doeu muito,oh vacina terrivel tomei a e b ....
ExcluirNão entendo por que todos que conheço tem apenas 1 marca e eu tenho 2 ... 😂😂😂
ResponderExcluirEu também. Nos dois braços. Explicação: nossas mães adoravam essas filas.
ExcluirNa braço direito é a vacina BCG, contra tuberculose. No braço esquerdo é a vacina contra varíola, que deixa uma cicatriz maior. Geralmente a cicatriz do braço direito é menor e mais embaixo que a do esquerdo. Eu tenho as 2 marcas e tomei essa vacina de revolvinho em junho de 1979, contra varíola. Foi uma dor horrível, parecia que tinha 1 tonelada puxando meu braço para baixo, além da dor. Depois tomei vacina de revolvinho em 1992, contra febre amarela, mas essa vacina não deixa cicatriz. A vacina contra varíola não existe mais, pois a doença foi erradicada em 1979.
ExcluirTambém btomei em 79, e a dor foi bem isso mesmo..... Eu andava depressa e parecia que nunca ia chegar em casa, pra abrir a boca e chorar... Puxa como doía!
ExcluirEu tenho marca no meu braço dessa pistola ate hoje.
ResponderExcluiresse negócio de trasmitir doenças é mito
ResponderExcluirQuando teve campanha da febre amarela, pois não me lembro se tomei...
ResponderExcluirQuem tomou vacina de pistola contra febre amarela tem que tomar novamente
ResponderExcluirTambém tomei a vacina da febre amarela por pistola, por volta de 1998. Gostaria de saber se estou imunizada ou se preciso de outra dose.
ResponderExcluirO ideal é tomar 2doses de febre amarela hoje é uma picadinha indolor
ExcluirEu tomei quando crianca em 1990, lembro que ficou bem dolorido depois...demorou pra curar
ResponderExcluirPelo que me lembro. Tenho 62 anos e a última vacina que tomei foi antes de 1970 com pistola. Depois nunca mais tomei nenhuma vacina nem antitetanica. Não lembro se doeu a pistola, mas Tenho horror de agulha.
ResponderExcluirInjeção da peste doia que só ninguém ficava sem gritar e tinha agulha sim parecia que a agulha furava o osso do braço ainda bem que não existe mais essa pistola horrível.
ResponderExcluirDoia igual Benzetacil !
ResponderExcluirSe transmitia ou não alguma doença não sei.Só sei que eu e minha irmã tomávamos essa vacina quando viajamos pra outro estado e nesse período fomos contaminados pelo vírus da Hepatite B,e pelo nossos exames foi nessa época que "adquirimos" a doença que hoje é crônica.E nunca recebemos sangue ou tivemos outro modo de contaminação de seringas,parto ou sexo.Então realmente nós acreditamos que fomos contaminadas por essas pistolas.
ResponderExcluirAlgumas explicações muito boas.Até hoje aos 37 anos eu achava que tinha uma agulha na pistola (eu era bem nova quando usei).Mas que deu saudade daquela época...deu.
ResponderExcluirBem eu sempre penso nesse método de vacina como uma das formas de contágios das hepatites B e C.
ResponderExcluirSe eu lembro?! Tem uma cicatriz no meu braço que não me deixa esquecer!
ResponderExcluirO lado bom e que na saída do posto de saúde tinha alguns vendedores de algodão doce e pipoca aí eu aproveitava pra fazer um drama e ganhar um docinho de consolação.
Em 91, no quartel tomei nós dois braços ao mesmo tempo. Zé Gotinha e para os meninos de hoje. Filhos de pais Nutela. Fracos!
ResponderExcluirÉ a chip de identificação��
ResponderExcluirComo assim transmitir doenças ?!?! Papo furado, A pistola de Longe, com ar comprimido, sem nenhuma agulha cospe a vacina, que com tanta pressão e velocidade entra na pele deixando uma pequena cicatriz ! Mas deixa quieto, vamos manter o emprego dos milhares de técnicos, e as propinas das licitações das seringas superfaturadas kkk não confundam está pistola de ar com a de agulha dos tatuadores, pela mor,nada a ver uma com a outra né, me poupe da burrice kkk
ResponderExcluirTomei em 1989 e 1991 . Último ano que ví essas pistolas . Depois já era gotinha e seringa. Tinha 2 anos em 89 e 4 em 91 mas não esqueço da dor que era.
ResponderExcluirSimmmm, é do meu tempo e posso provar, é só olhar meu braço...🤭
ResponderExcluir