[1980] Vacina pela Pistola

É da sua Época? Você se lembra da "Vacina pela Pistola" em meados dos anos 70, 80 e em 90? Foi um terror na vida das crianças, todas morriam de medo e você? Se lembra?

64 comentários:

  1. Respostas
    1. Vacinei e fui vacinado no final da década de 60, depois 70...com "VACINA PELA PISTOLA "

      Excluir
    2. Vacinei e fui vacinado no final da década de 60, depois 70...com "VACINA PELA PISTOLA "

      Excluir
    3. Meu Deus! Como lembro...ano de 1993,ficava na fila...quando era a minha vez...voltava pro final da fila.

      Excluir
    4. Rogério Abreu Ornelas6 de agosto de 2019 às 13:03

      Eu tenho a marca até hoje dessa vacina. Não me lembro se tive medo mais sei que chorei muito ao ser vacinado.

      Excluir
    5. Por curiosidade! Se trocava a agulha?

      Excluir
    6. Ela não tinha agulha mesmo? Não tinha risco de contaminação?

      Excluir
    7. Não tinha agulha. Era por um jato de ar comprimido. Foi proibida pq transmitia através do sangue que ficava nela hepatite c e AIDS.

      Excluir
  2. alguem sabe me dizer as pistola era agulha que usava nessa epoca,me lembro que doia pra caramba,me falam alguem sabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PQP, e como doía: parece que arranca pedaço da sua carne, cuja sensação é de uma queimadura seguida de uma mordida! :p

      Excluir
    2. Não sei exatamente como isso foi aplicado em você, mas, que eu me lembre não era nada de tão horrível assim. Inclusive hoje eu me pergunto porque ela foi descontinuada, porque parece um meio eficiente de aplicação, por ser BEM RÁPIDA

      Excluir
    3. Foi descontinuada porque USAVA A MESMA AGULHA EM TODO MUNDO!!!!

      Excluir
    4. Hahaha... que pergunta. É uma mula

      Excluir
    5. Essa pistola que eu me lembre ela injetava o liquido (vacina)sob pressão na pele não tinha agulha.

      Excluir
    6. FOI DESCONTINUADA CONFORME O COLEGA FALOU PQ USAVA A MESMA AGULHA EM TODOS E TAMBEM PQ PODERIA INJETAR NA VEIA INVES DO MUSCULO

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Não !!! Era pressão do líquido, não tinha agulha !!! As pistolas de injeção de medicamentos por pressão já existentes foram abandonadas devido a problemas de contaminação e lacerações na pele, já que elas possuíam diversos bicos injetores. Em alguns casos, a quantidade do medicamento ou vacina que chegava ao tecido correto ficava por volta dos 10%.

      Excluir
    9. Sem agulha. Justamente por isso chamava-se pistola de pressão. A dose da vacina saia em um jato muito fino e potente, tão potente que furava a pele e se alojava no tecido muscular, por isso a dor. Não tem esse negócio de mesmo agulha pra todo mundo. Foi descontinuada só pela falta de precisão tanto de quantidade injetada, quanto ao local, uma vez que podia atingir uma veia ao invés do tecido muscular. Se a pessoa tinha o braço muito fino, o líquido podia atravessar e ficar entre o osso e o tecido muscular, ficando dolorido por muitos dias.

      Excluir
    10. É cada uma! Neguinho falando sobre o que não sabe...Essa pistola não tinha agulha! A injeção da vacina se dava por meio de um fortíssimo jato de ar comprimido, que furava a pele.

      Excluir
  3. Era, boa para passar doença.....hepatite...etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,fotos-historicas-costa-e-silva-e-a-pistola,11425,0.htm

      Aqui explica um pouco sobre a tal pistola

      Excluir
    2. Discordo do comentário do amigo.A pistola, além da dose contra a varíola, tinha um dispositivo de cauterização que aniquilava possíveis contágios de doenças. Daí a marca no braço que assemelha-se a queimadura por agente químico.

      Excluir
    3. Isso mesmo amigo Adauto Claudino Boa explicação eu até hoje tenho essa marca no braço.

      Excluir
    4. A vacina responsavel pela marquinha é a BCG... E a marquinha acontece devido uma reação do próprio organismo sobre os componentes da vacina que são similares ao da tuberculose... A pistola foi abolida devido a mudança da formulação da vacina que aconteceu apartir de análise sobre os riscos do contato com a pele... De doenças transmitidas apartir de secreções como a transpiração ou simples contaminação.

      Excluir
    5. Isso mesmo, a marquinha nada tem a ver com a pistola, essa era provocada pela reação do organismo à vacina. A pistola foi abandonada por outros motivos, incluindo a alta incidência de laceração da pele e falta de precisão, pois o jato contendo a vacina podia perfurar muito o tecido muscular e atingir algum vaso, ou mesmo ficar entre osso e músculo, causando dor e inflamação.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Segunda a reportagem abaixo, não tinha!

      http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,fotos-historicas-costa-e-silva-e-a-pistola,11425,0.htm

      Excluir
    2. Este sistema não é mais recomendado pela OMS em função da possibilidade de transmissão de doenças. Há um novo modelo (PharmaJet Stratis 0.5ml Needle-free Jet Injector) e segundo o fabricante o produto foi aprovado pelo FDA, Anvisa e outros orgãos de vigilância em vários países.

      Excluir
  5. Pelo meu conhecimento a pistola não possuia agulha.Injetava por alta pressão.

    ResponderExcluir
  6. Pelo meu conhecimento a pistola não possuia agulha.Injetava por alta pressão.

    ResponderExcluir
  7. Tomei essa tbm na escola.a gente ficava na fila com medo e quem ia primeiro voltava com aquela cara de chorar e a gente ficava com mais medo e depois percebia que não doía tanto kkkk

    ResponderExcluir
  8. Doía sim muito. Abria as fibras musculares na pressão. E calterizava... Como dizer que era sem dor????? Só podia ser coisa de militar

    ResponderExcluir
  9. Doía sim muito. Abria as fibras musculares na pressão. E calterizava... Como dizer que era sem dor????? Só podia ser coisa de militar

    ResponderExcluir
  10. Não doía não... doía menos do que uma injeção.

    ResponderExcluir
  11. Existiam varios tipos de pistola, a mais antiga era uma q chegava a dilacerar o braço de algumas pessoas,depois fizeram uma q o remedio entrava por apenas um furo, essa contaminava menos, ja a q eu tomei em 1993 eu vi uma agulha enorme dentro q saia so a pontinha na hr do tiro.. Quanto a dor, cada um sabe da sua! Em mim doeu 10x mais q injeção!

    ResponderExcluir
  12. Existiam varios tipos de pistola, a mais antiga era uma q chegava a dilacerar o braço de algumas pessoas,depois fizeram uma q o remedio entrava por apenas um furo, essa contaminava menos, ja a q eu tomei em 1993 eu vi uma agulha enorme dentro q saia so a pontinha na hr do tiro.. Quanto a dor, cada um sabe da sua! Em mim doeu 10x mais q injeção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade nem lembro de q tipo foi q eu tomei, so lembro q doeu muito,oh vacina terrivel tomei a e b ....

      Excluir
  13. Não entendo por que todos que conheço tem apenas 1 marca e eu tenho 2 ... 😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Nos dois braços. Explicação: nossas mães adoravam essas filas.

      Excluir
    2. Na braço direito é a vacina BCG, contra tuberculose. No braço esquerdo é a vacina contra varíola, que deixa uma cicatriz maior. Geralmente a cicatriz do braço direito é menor e mais embaixo que a do esquerdo. Eu tenho as 2 marcas e tomei essa vacina de revolvinho em junho de 1979, contra varíola. Foi uma dor horrível, parecia que tinha 1 tonelada puxando meu braço para baixo, além da dor. Depois tomei vacina de revolvinho em 1992, contra febre amarela, mas essa vacina não deixa cicatriz. A vacina contra varíola não existe mais, pois a doença foi erradicada em 1979.

      Excluir
    3. Também btomei em 79, e a dor foi bem isso mesmo..... Eu andava depressa e parecia que nunca ia chegar em casa, pra abrir a boca e chorar... Puxa como doía!

      Excluir
  14. Eu tenho marca no meu braço dessa pistola ate hoje.

    ResponderExcluir
  15. esse negócio de trasmitir doenças é mito

    ResponderExcluir
  16. Quando teve campanha da febre amarela, pois não me lembro se tomei...

    ResponderExcluir
  17. Quem tomou vacina de pistola contra febre amarela tem que tomar novamente

    ResponderExcluir
  18. Também tomei a vacina da febre amarela por pistola, por volta de 1998. Gostaria de saber se estou imunizada ou se preciso de outra dose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é tomar 2doses de febre amarela hoje é uma picadinha indolor

      Excluir
  19. Eu tomei quando crianca em 1990, lembro que ficou bem dolorido depois...demorou pra curar

    ResponderExcluir
  20. Pelo que me lembro. Tenho 62 anos e a última vacina que tomei foi antes de 1970 com pistola. Depois nunca mais tomei nenhuma vacina nem antitetanica. Não lembro se doeu a pistola, mas Tenho horror de agulha.

    ResponderExcluir
  21. Injeção da peste doia que só ninguém ficava sem gritar e tinha agulha sim parecia que a agulha furava o osso do braço ainda bem que não existe mais essa pistola horrível.

    ResponderExcluir
  22. Se transmitia ou não alguma doença não sei.Só sei que eu e minha irmã tomávamos essa vacina quando viajamos pra outro estado e nesse período fomos contaminados pelo vírus da Hepatite B,e pelo nossos exames foi nessa época que "adquirimos" a doença que hoje é crônica.E nunca recebemos sangue ou tivemos outro modo de contaminação de seringas,parto ou sexo.Então realmente nós acreditamos que fomos contaminadas por essas pistolas.

    ResponderExcluir
  23. Algumas explicações muito boas.Até hoje aos 37 anos eu achava que tinha uma agulha na pistola (eu era bem nova quando usei).Mas que deu saudade daquela época...deu.

    ResponderExcluir
  24. Bem eu sempre penso nesse método de vacina como uma das formas de contágios das hepatites B e C.

    ResponderExcluir
  25. Se eu lembro?! Tem uma cicatriz no meu braço que não me deixa esquecer!
    O lado bom e que na saída do posto de saúde tinha alguns vendedores de algodão doce e pipoca aí eu aproveitava pra fazer um drama e ganhar um docinho de consolação.

    ResponderExcluir
  26. Em 91, no quartel tomei nós dois braços ao mesmo tempo. Zé Gotinha e para os meninos de hoje. Filhos de pais Nutela. Fracos!

    ResponderExcluir
  27. Como assim transmitir doenças ?!?! Papo furado, A pistola de Longe, com ar comprimido, sem nenhuma agulha cospe a vacina, que com tanta pressão e velocidade entra na pele deixando uma pequena cicatriz ! Mas deixa quieto, vamos manter o emprego dos milhares de técnicos, e as propinas das licitações das seringas superfaturadas kkk não confundam está pistola de ar com a de agulha dos tatuadores, pela mor,nada a ver uma com a outra né, me poupe da burrice kkk

    ResponderExcluir
  28. Tomei em 1989 e 1991 . Último ano que ví essas pistolas . Depois já era gotinha e seringa. Tinha 2 anos em 89 e 4 em 91 mas não esqueço da dor que era.

    ResponderExcluir
  29. Simmmm, é do meu tempo e posso provar, é só olhar meu braço...🤭

    ResponderExcluir