[1954] Fritopan & Mandiopan

O Mandiopâ ou Fritopan era um salgadinho brasileiro feito a base de mandioca servido em muitas reuniões da molecada nas décadas de 80 e 90. Era encontrado facilmente e vivia contribuindo para os nerds ficarem cada vez mais gordinhos.

O Mandiopã foi lançado em 1954, quando existiam poucos petiscos diferenciados. ele é fácil de fazer e rapidinho está pronto, o que fazia com que nossas mães sempre tivessem um escondido para aquela visita surpresa ou quando seu filhinho levava os amiguinhos para estudar em casa sem avisar a mamãe.
Quem distribuía o Mandiopã é a Mandiopóca Produtos Alimentícios Ltda. A empresa, fundada pelo sr. Antônio Gomercindo, garante que tem o segredo da massa até hoje.

Na década de 80 Mandiopã sumiu, foi vendida para a Hikari, que mudou de nome e virou Fritopan (depois de um tempo sumiu também).

Atualmente pode ser encontrado com seu antigo nome e distribuído pela empresa de seu fundador em vários mercados.
O petisco deve ser frito antes de consumido. Tem a fama de ser enxarcado de óleo, mas é apetitoso e só de lembrar deixa água na boca.

14 comentários:

  1. Há um erro na data, na década de 40, no Estádio do Pacaembú, já havia vendedores ambulantes vendendo saquinhos de Mandiopã, no meio da torcida.

    ResponderExcluir
  2. Há um erro na data, na década de 40, no Estádio do Pacaembú, já havia vendedores ambulantes vendendo saquinhos de Mandiopã, no meio da torcida.

    ResponderExcluir
  3. Saudaaaaade demais do Fritopan!
    Do nada me deu vontade de comer... daí pesquisei na internet! nem lembrava o nome. Um dia quero encontrar novamente...

    ResponderExcluir
  4. adoroooo quero q saudades !

    ResponderExcluir
  5. Poderia voltar a vender novamente

    ResponderExcluir
  6. semana passada estive em Serra Negra - SP e encontrei Mandiopã; ele é fabricado em Limeira, interior de São Paulo

    ResponderExcluir
  7. Pretendo vender aqui no RJ informações e-mail - garnaluz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amanhecer.feliz@yahoo.com.br, se vc for mesmo vender mandiopã aqui no Rio, pode entrar e contato? Essas peles que existem no mercado, nem de perto te o mesmo sabor. Obrigada.

      Excluir
  8. Boa tarde! Quem morar ou vir à São Paulo, encontrará o Mandiopã no mercado Futurama da Faria Lima, próximo à estação do metrô desta famosa avenida (linha amarela) nos sabores queijo, bacon e camarão pela bagatela de R$ 4,50 (o tradicional) e R$ 7,45 , os demais. Vi na sexta-feira, 07/04/17. ��

    ResponderExcluir
  9. Achei Mandiopã para comprar pelo mercado livre...vem de limeira, onde é fabricado

    ResponderExcluir