[1960] Cartilha Caminho Suave – Branca Alves Lima

É da sua Época? Você se lembra dos tempos de primário? Onde a interatividade da internet ainda nem pensava em existir? A cartilha “Caminho Suave” da escritora “Branca Alves de Lima”. Surgiu com uma proposta diferenciada de aprendizado na década de 60.

Branca Alves de Lima  concebeu, em meados do século passado, a cartilha "Caminho Suave", que vendeu cerca de 40 milhões de exemplares desde então. Mais de um terço dos brasileiros adultos de hoje foram alfabetizados por ela.

Foi observando a dificuldade de seus alunos, a maioria oriundos da zona rural, que Branca Alves de Lima criou o método que ela própria denominou "alfabetização pela imagem". 

A letra "a" está inserida no corpo de uma abelha, a letra "b", na barriga de um bebê, o "f" fica instalado no corpo de uma faca, a letra "o", dentro de um ovo e assim por diante.

As pessoas se lembram com prazer do "F de faca", do "G de gato", dos desenhos que acompanham cada letra do alfabeto.

Você se lembra?

40 comentários:

  1. Aprendi a ler e escrever com essa cartilha Caminho Suave. A edição é essa mesma da foto. Só que bem anterior a que você se refere: Estudei essa cartilha no ano de 1965 até 1966.
    Celso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estudei nessa cartilha de 1965 até 2021. Com a covid abandonei os estudos.

      Excluir
  2. Eu aprendi a ler nessa cartilha nos anos 60 foi muito legal ver ela novamente recordando bons e velhos tempos de primário e a professora dona Elvira uma senhora energica e que fazia seus alunos aprenderem a ler onde ela esteje que Deus a abencoe ...obrigado dona Elvira serei eternamente grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive uma dona Elvira professora no terceiro primário próximo Bonfiglioli.Quantas saudades...

      Excluir
    2. Estudei nela nos anos 60

      Excluir
  3. Aprendi nessa cartilha
    Foi mto faci
    Mta saudade

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de fazer o download e imprimir esta versao. Seria possivel?

    ResponderExcluir
  5. como que eu faço pra receber uma revista dessa em casa?

    ResponderExcluir
  6. Susana Maria Alberton28 de maio de 2017 às 20:44

    Fui alfabetizada através desta cartilha e foi em 1957, em um colégio estadual de Guaimbe SP. Nunca me esqueci.

    ResponderExcluir
  7. o túnel do tempo, meados dos anos de 1964, lembro-me muito bem dessa época, morava numa fazenda no meio do mato, a professora vinha de jipe lesionar pegava na minha mão com o lápis de cor vermelha. a e i o u ba be bi bo bu ca co cu saudades

    ResponderExcluir
  8. Estou querendo comprar mas o frete esta muito caro

    ResponderExcluir
  9. Meu Primeiro ano foi em 1958. Fui alfabetizada com essa Cartilha, e gostaria muito de tê-la guardado, pois as atuais não são iguais.

    ResponderExcluir
  10. Aprendi a ler e escrever com esta cartilha. Mas foi em 1958 que eu fiz o primeiro ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem comecei o Ensino primário em 1958.

      Excluir
    2. Sou de 1955 e aprendi a ler nela. Minha mãe era professora. Saudade muitas.

      Excluir
  11. Aprendi a ler e escrever com essa cartilha em "Iguatémi"/"Pr, no ano de 1976 com a Professora "Marlene"e sua filha "Silvana".Eramos os melhores alunos da classe e esse tempo ficou marcado na história,porque hoje em dia não se tem um bom estudo como antigamente e os estudos escolares de hoje em dia estão regredindo no tempo.

    ResponderExcluir
  12. Aprendi a ler e escrever com esta cartilha em 1964, no Grupo Escolar no Distrito de São Luíz, Londrina PR. Muitas saudades.

    ResponderExcluir
  13. Qui saudades!! aprendi a ler nesta cartilha em 1967 no grupo escolar José Maria Matosinho em campina sp

    ResponderExcluir
  14. Onde adquirir a cartilha?

    ResponderExcluir
  15. Como Faço pra ter essa cartilha gostaria muito de ensinar minha neta à ler é a escrever como aprendi nela

    ResponderExcluir
  16. Fui alfabetizado com essa cartilha, em Itápolis SP, ano 1965.

    ResponderExcluir
  17. Na década de 60 estudei com a cartilha caminho suave, lembro que a primeira letra tinha uma abelha no alto e centro da pagina com a palavra abelha e as letras. Abaixo da pagina tinha cinco linhas com +/- cinco repetição da letra. Em uma linha em maiúscula, na outra minúscula, outra linha com letras maiuscula desenhada, minúscula desenhada e letra de forma (cartaz). " mais ou menos é essa lembrança. Lembro que gostava do desenho da igreja e da letra j de jacaré. Obrigada pelo passeio que fiz.

    ResponderExcluir
  18. Aprendi com ela, em 1965 e alfabetizei meus filhos, que hoje teem 41-39, anos, com ela. Foi maravilhoso ter encontrado essa cartilha depois de tanto tempo e que me lembro até hoje.
    Pena que o ensino básico tenha mudado tanto

    ResponderExcluir
  19. Amei ver essa cartilha parece que voltei no meu tempo de escola em 1962 ! Chorei de saudades

    ResponderExcluir
  20. Aprendi a ler e escrever com está cartilha em 1961, bons tempos infância feliz que saudades deste tempo minha linda professora dona Edna.

    ResponderExcluir
  21. Eu fiz o 1° ano primário em 1965 no Colégio Pedro II no bairro de Perdizes, ( Al. Olga nr 33 ) me alfabetizei com a cartilha Caminho Suave. Professora Dna Laura.
    Adoraria poder ter essa edição de 1965 em bom estado de conservação.

    ResponderExcluir
  22. Fiz uma pesquisa sobre a Professoras Branca Alves de Lima e irei realizar uma exposição sobre vida e obra no município de Mauá -SP, estou atrás de materiais da Caminho Suave (cartilha, cartazes, carimbos, livros). Se alguém souber de alho entre em contato no e-mail: alextrajano95@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Foi minha cartilha em 1965, em seguida o Primeiro Livro Caminho Suave.inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de fazer o Download e imprimir, é possível?

    ResponderExcluir
  25. Por favor, estou com problemas com a alfabetização de meu neto pois perdeu dois anos com a pandemia e parece que certos professores de hoje não estão muito preocupados com isso, então gostaria de obter essa cartilha para tentar alfabetizar meu neto.

    ResponderExcluir
  26. Quanta saudade, deveria trazer de volta eu não lembro se era cobrado alguma coisa não

    ResponderExcluir
  27. Hoje estou matando a saudade da cartilha Caminho Suave. Fiz o pedido e chegou rápido.

    ResponderExcluir
  28. Solitário
    Lágrimas, saudades... Formação no pátio antes de entrar na sala, Hino Nacional, Professores tinham autoridade e ensinavam!
    Ano: 1967, Grupo Escolar Dr Raul Briquet, Itapevi SP
    Lágrimas...Saudades.. !
    Carlos, 63
    11982651282

    ResponderExcluir
  29. Estudei nesta cartilha, CAMINHO SUAVE
    1964, Ipiguá, região de São José do Rio Preto SP. Só saudades.

    ResponderExcluir
  30. Eu lembro dessa capa histórica, más não lembro de ter sido alfatizada ,como sou da década de70, CAMINHO SUAVE sem dúvida, já um método inovadora e bem pensado.

    ResponderExcluir