[1982] Brasil na Copa do Mundo

É da sua Época? Quem se lembra da "Copa do Mundo" com o Brasil na década de 80?

Delegação Brasileira: Waldir Pires, Leandro, Oscar, Luizinho, Toninho Cerezzo, Júnior, Paulo Isidoro, Sócrates, Serginho, Zico, Eder, Paulo Sérgio, Edevaldo, Juninho, Falcão, Edinho, Pedrinho, Batista, Renato, Roberto Dinamite, Dirceu, Carlos, Técnico Telê Santana da Silva. 

A seleção brasileira chegou à Copa de Mundo de 1982 como favorita. Liderado por  Zico, considerado o melhor jogador na época, e com grandes craques como Júnior, Falcão e Sócrates, o Brasil vinha apresentando um grande futebol nos amistosos e na eliminatória. No primeiro jogo na Copa de 1982 o Brasil começou perdendo, virou no segundo tempo com gols de Sócrates e Éder vencendo por 2x1. 

No segundo jogo, contra a Escócia, o Brasil começou mais uma vez perdendo e virou para 4x1. No terceiro jogo os brasileiros, liquidaram a Nova Zelândia por 4x0. Na segunda fase o Brasil disputou um triangular com Argentina e Itália. No jogo contra a Argentina o Brasil venceu a equipe de Maradona por 3x1. 

Porém, contra a Itália, aconteceu o desastre. O Brasil, que parecia invencível, foi derrotado pelos italianos por 3x2. Houve clima de perplexidade no Brasil, sem entender como aquela seleção maravilhosa poderia ter sido eliminada da Copa do Mundo. Apesar da derrota, o Brasil de 1982 será sempre lembrado como uma das melhores seleções da história.

A Itália chegou desacreditada na Copa do Mundo de 1982 e fez uma primeira fase medíocre com três empates: 0x0 com a Polônia, 1x1 com Peru e 1x1 com Camarões. Parecia que a Itália não seria párea para os argentinos e brasileiros na fase seguinte. 

Entretanto, o que se viu foi uma transformação total com vitórias de 2x1 sobre a Argentina e 3x2 sobre o Brasil. A Itália, comandada pelo iluminado artilheiro Paolo Rossi, e venceu a Polônia na semi-final por 2x0 e a Alemanha na final por 3x1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...