Páginas

[1963] Fita Cassete

É da sua Época? Você se lembra das famosas "Fitas Cassete"? A fita cassete ou compact cassette é um padrão de fita para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips.
O cassete era constituído basicamente por 2 carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados em uma caixa plástica, isto facilitava o manuseio e a utilização permitindo que a fita fosse colocada ou retirada em qualquer ponto da reprodução ou gravação sem a necessidade de ser rebobinada como as fitas de rolo. Com um tamanho de 10 cm x 7 cm, a caixa plástica permitia uma enorme economia de espaço em relação às fitas tradicionais.
Entre a década de 1970 e os meados da década de 1990, o cassete era um dos dois formatos mais comuns para a música pré-gravada, junto aos LPs e, mais adiante, ao CD.

Durante a década de 1980, a popularidade do cassete cresceu, mas como resultado dos gravadores portáteis de bolso e os reprodutores hi-fi como o walkman da Sony, cujo tamanho não era muito maior do que o do próprio cassete. À parte dos avanços puramente técnicos dos cassetes, estes também serviram como catalisadores para o câmbio social. Sua durabilidade e facilidade de cópia ajudaram a trazer música underground rock e punk detrás da Cortina de Ferro, criando um equilíbrio para a cultura ocidental entre as gerações mais jovens. Por razões parecidas, os cassetes chegaram a ser populares em países em desenvolvimento.

4 comentários:

  1. Muito bom o post. Traz uma recordação boa dos velhos tempos...
    Tinha muitas dessas fitas. Quem tinha essas K7 tava podendo. Tirava onda mesmo. Porque até então eram os discões que imperavam, mas, pelo seu tamanho não tinham mobilidade. Era pra ouvir em casa.
    Já as fitinhas, nós podíamos levar para qualquer lugar, e ouvir nos famosos Walkmans (Era o nosso Ipod... rsrsrs)
    Dava pra gravar as músicas que tocavam no rádio, conversas, programas... Foi um grande avanço na época.

    Ótima lembrança.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sim, eu me lembro muito bem da fita cassete..rsrs
    Inclusive a utilizei durante muito tempo para gravar músicas!
    Mais tarde gravava aulas e escutava no caminho do trabalho...
    É melhor eu parar por aquiantes que eu denuncie a minha idade...kkk
    Excelente matéria!
    Trouxe boas recordações!
    Abraços e obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma coleção delas... heheheheh

    ResponderExcluir
  4. Tenho um acervo enorme delas, além, claro, de um equipamento profissional que mantenho até hoje. Convivem ao lado dos pendrives, pc, Cd e outras mídias.

    ResponderExcluir