[1950] Lego

É da sua Época? Você se lembra do brinquedo "Lego"?
O Lego é um brinquedo (um dos mais clássicos) cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo inúmeras combinações.
Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, é fabricado em escala industrial em plástico injetado desde meados da década de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde então. E você se lembra?
[1950] Lego
[1950] Lego

[1972] War - O Jogo da Estratégia

É da sua Época? Você se lembra do jogo "WAR - O Jogo da Estratégia" na década de 70?
War (baseado no jogo americano Risk) é um jogo de tabuleiro, lançado no Brasil pela Grow em 1972. vO jogo é disputado com um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo e quem completar primeiro o seu e declará-lo cumprido é o vencedor.
Uma partida pode durar várias horas, com disputas, regidas pela estratégia dos jogadores e pela sorte lançada pelos dados.
E você se lembra?

[1980] Banco Imobiliário

 É da sua Época? Você se lembra do jogo "Banco Imobiliário" na década de 80? Foi um dos jogos de maior sucesso na época. Monopoly ou Banco Imobiliário é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairro, casas, hotéis, empresas são compradas e vendidas, em que uns jogadores ficam "ricos" e outros vão à falência.
Você se lembra deste jogo?

[1977] Bonecos Falcon

É da sua Época? Você se lembra dos Bonecos da "Falcon"?
Falcon foi uma série de action figures fabricada sob licença da Hasbro, inspirada na franquia GI JOE, publicada primeira fez pela Estrela em 1977. O bonecos eram musculosos e tinham a marca característica de uma cicatriz no rosto.
E você se lembra?

[1993] Uma Babá Quase Perfeita

É da sua Época? Você se lembra do filme "Uma Babá Quase Perfeita" estrelado por Robin Williams na década de 90?
 Seu roteiro é baseado no romance Alias Madame Doubtfire, de Anne Fine.
Homem separado se disfarça de mulher e vai trabalhar como babá de seus filhos, com a intenção de participar mais intensamente na vida deles.
 Considerado um dos filmes mais engraçados da época, colocou muita gente pra dar risada.
 [1993] Uma Babá Quase Perfeita
Confira o vídeo do filme abaixo:

[1980] Jogo Quebra Gelo

É da sua Época? Você se lembra do brinquedo "Quebra-Gelo" na década de 80 da Grow? Foi um dos brinquedos de sucesso onde você tinha que quebrar os bloquinhos sem deixar o "ursinho" cair, e você se lembra? Já teve um desse?
 [1980] Jogo Quebra Gelo
[1980] Jogo Quebra Gelo

[1980] Cigarro Ella Lights

É da sua Época? Você se lembra do Cigarro feito para mulheres na década de 80? O Cigarro era chamado de Ella, o anúncio politicamente incorreto dos demais cigarros da época, existia uma certa preocupação com a imagem do produto e sem deixar de notar o floral psicodélico no filtro. E você se lembra?

[1990] Canetinhas Sylvapen

É da sua Época? Você se lembra das "Canetinhas Sylvapen" na década de 90? Foi uma das mais usadas na época de Escola em meados dos anos 90. Você já teve uma? Veja abaixo uma propaganda da "Canetinhas Sylvapen".

[1983] Lorde Gato e a Turma do Abobrinha

É da sua Época? Você se lembra do desenho "Lord Gato e a Turma do Abobrinha" na década de 80? Foi um dos desenhos de sucesso da época. Transmitiu apenas uma temporada, com um total de 52 episodios, sendo 26 do Lorde Gato e 26 da Turma do Abobrinha. Além do Lorde Gato os outros personagens da Turma era constituido por Cachorrão [Cachorro Vampiro], Caveirinha [uma caveira que andava de shorts verde, suspensório e um desentupidor de Pia na cabeça], e Uma Abóbora que usava Boné, tênis e não tinha os Braços.
Aqui no Brasil foi transmitido pela TV Manchete na década de 80. E você se lembra? Confira o vídeo do desenho abaixo:

[1991] Abertura do Clube da Criança - TV Manchete

É da sua Época? Você se lembra do programa infantil "Clube da Criança" na década de 80 - 90? Foi um dos programas de maior sucesso da TV Manchete, o ano de produção de 1983 à 1997.
Você se lembra? Confira o vídeo do programa abaixo:

[1989] Abertura do Milk Shake - TV Manchete

É da sua Época? Você se lembra do programa "Milk Shake" na década de 80? Abertura super teen do Milk Shake, atração musical apresentada por Ângélica na Rede Manchete entre 1989 e 1992, nas tardes de sábado. E você se lembra?
Confira um trecho do vídeo abaixo:

[1986] Lupu Limpim Clapa Topo - TV Manchete

É da sua Época? Você se lembra do programa "Lupu Limpim Clapa Topo" exibido na extinta TV Manchete na década de 80?
Abertura em clima de brinquedoteca do Lupu Limpim Clapa Topo, atração musical apresentada pelo então casal Lucinha Lins e Cláudio Tovar, e exibido pela Rede Manchete entre 1986 e 1987. Foi um dos sucessos da época, e você se lembra?
Confira o vídeo do programa abaixo:

[1982] Barbie Hair da Play Toy

É da sua Época? Você se lembra da "Boneca Barbie Hair" lançado pela Play Toy na década de 80? Foi um dos maiores sucessos na época. Quando a Barbie aterrissou no Brasil, em 1982, pôs fim ao reinado absoluto de outra boneca, a Susi, sucesso desde os anos 70. Depois disso, a loira norte-americana conquistou as garotas com outros brinquedos que levavam sua cara, literalmente. Era o caso da Barbie Hair, que foi lançada com o slogan “cada penteado é uma nova brincadeira”.
E você se lembra?

[1980] Boneca da Xuxa


É da sua Época? Você se lembra da tão temida "Boneca da Xuxa"? Foi um dos maiores sucessos da década de 80, todas as meninas adoravam, aumentou a sua popularidade quando se teve boatos que a Boneca era incorporada por um Diabo [lendas urbanas como: virava os olhos, fingia estar olhando para você, dava risada, andar pelo quarto], ou seja, uma série de ti-ti-ti-ti.
E você já teve uma? Você se lembra disso?

Exposição 30 anos de Brincadeira no Morumbi Shopping

Galera! Um aviso pra vocês que curtem o Blog "É da sua Época", já esta rolando uns dias a "Exposição 30 Anos de Brincadeiras" no Morumbi Shopping. Vale a pena dar uma passada por lá e conferir.

Em comemoração aos seus 30 anos, o Morumbi Shopping traz um espaço com muita interação para adultos e crianças relembrarem e/ou conhecerem mais sobre os brinquedos mais famosos da década de 80.

A exposição conta com cerca de 120 brinquedos e uma área digital, composta por uma ilha interativa com linha do tempo e informações sobre a história dos principais brinquedos eletrônicos das últimas três décadas.

Para os pequenos, a exposição oferece uma oficina de criaçãoem que é possivel construir ioiós, bonecas de papel e pirocópteros utilizando materiais reciclados.

Data: 18/04 à 29/04
Local: Atrium
Horário: 2º à Sábado das 10h00 às 22hrs
Domingos e Feriados - das 14h às 20h 
Evento Gratuito

Fiquem atentos que iremos postar a cobertura completa desta Exposição!

[1984] Gremlins

É da sua Época? Você se lembra dos Gremlins na década de 80 - 90? Foi um dos personagens dos filmes lançados na época de maior sucesso. Eram uma graça de fofinhos e ao mesmo tempo terríveis.
 Gremlins é um filme americano de 1984 dirigido por Joe Dante e produzido por Steven Spielberg. O longa-metragem, de humor negro, foi feito pela Amblin Entertainment e distribuido pela Warner Bros.
 Mogwais

Os Mogwais são simpáticos bichinhos peludos que têm a aparência semelhante a uma mistura de morcego e coruja. Estas criaturas acompanham 3 regras que nunca podem ser esquecidas:

- Ele não pode entrar em contato com a água;
- Mantenha-o longe da luz forte;
- Não importa o quanto ele chore, o quanto ele suplique, nunca, nunca o alimente após a meia-noite.
E quando transformados em Gremlins assustadores como abaixo:
Gremlins

Gremlins são criaturas endiabradas, que têm uma risada sinistra e diabólica. Com sua inteligência, eles destroem casas e lojas, causam incêndios, explosões, acidentes no trânsito, matam pessoas e aterrorizam toda a cidade de Kingston Falls. Embora destruam tudo o que vêem pela frente, são um pouco engraçados.
Os Gremlins também se multiplicam com a água e também não gostam da luz forte. A luz do Sol pode matá-los também. E você se lembra? Existem alguns filmes desses personagens hilários veja abaixo:
Gremlins I
1984 • cor • 106 min 

Sinopse 

Rand Peltzer é um inventor que, ao tentar dar um presente de Natal único para seu filho, Billy Peltzer, compra em uma loja de artigos chineses na cidade Chinatown um Mogwai, um bichinho aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por 200 dólares e diz as regras essenciais para ter um Mogwai.


Confira o vídeo do filme:
Outro filme de sucesso:
Gremlins II
1990 • cor • 106 min 

Sinopse

Sr. Wing acaba morrendo de velhice e, na demolição da loja onde Gizmo estava, o mogwai escapa. O animal é encontrado por um cientista, que o leva para para seu local de trabalho com a finalidade de dissecá-lo. Coincidentemente suficiente - e para garantir o enredo do filme -, Billy (Zach Galligan) e Kate (Phoebe Cates) trabalham no mesmo prédio. Billy esconde Gizmo dos cientistas, mas durante um jantar com seu chefe, Sr. Clamp (John Glover), o mogwai é acidentalmente molhado, dando origem a quatro novos animais.


Confira o vídeo do filme:
E você se lembra desses filmes? Há boatos que existe um terceiro filme, mas devido as fontes da Warner Bros nada confirmado, há previsão de um remake. Já assistiu os filmes na década de 80 - 90?
Compartilhe este post no Facebook e Twitter.

[1989] Apresentadora Mariane Dombrova

É da sua Época? Você se lembra da apresentadora Mariane na década de 90 no SBT? Foi uma das apresentadoras de programa infantil mais querida na época, onde dividia o podium com a Xuxa.
Devido a sua pequena trajetória vamos relatar alguns fatos que representaram a carreira dela.

1989 - Em 15 de maio, estreou na TV no SBT, substituindo a cantora e apresentadora Simony, no comando do programa "Dó-Ré-Mi-Fá-Só-Lá-Si".

1990 - Em maio deste ano o Do-ré-mi-fá-só-lá-si com Mariane se transforma no programa "Mariane", criado especialmente para apresentadora como presente de 1 ano no SBT. Ficou no ar até 7 de setembro de 1991, quando foi demitida da emissora, no dia do seu aniversário, por cortar o cabelo estilo "Joãozinho" sem autorização.

1994 - Em fevereiro, assina contrato com a CNT, e passa a apresentar o programa Tudo por Brinquedo na semana do carnaval.

1995 - Em Março a CNT anúncia que pretende mudar as gravações do programa Tudo por Brinquedo de Curitiba pro Rio de Janeiro em busca de maior audiência, em maio o programa sai do ar para a cidade de São Paulo,sendo transmitido só para Curitiba e em julho do mesmo ano sai do ar. Em agosto do mesmo ano, ela assina um contrato com a Rede Record para apresentar o "Tarde Criança com Mariane", que permaneceu na grade de programação até 29 de março de 1996 quando teve que sair do ar pela falta de verba e descaso da emissora.


Confira um trecho de um dos vídeos dr abertura de seu programa:

[1989] Propaganda Cigarro Hollywood

É da sua Época? Você se lembra das propagandas de cigarro "Hollywood" que eram publicadas em Jornais, Revistas na década de 80-90? A mensagem era sempre a mesma, de liberdade e de poder. Era sempre uma inovação. Essa passava além da liberdade o sucesso de consumo do produto, e você se lembra?

[1990] Atlas em Fascículos no Jornal

É da sua Época? Você se lembra das edições especiais "Atlas" que vinham nas edições semanais ou dominicais da década de 90? Foi  uma verdadeira febre, bem antes da internet bombar, a maioria das pessoas ainda compravam os mapas que acompanhava a edição.
Os preços variavam, e o ideal era não perder um para não ficar de fora e completar a coleção, e você já colecionou o seu "Atlas"?

[1996] Frutilly Copo Surpresa

É da sua Época? Você se lembra do delicioso sorvete "Frutilly Copo Surpresa" que vinha nos sabores de Morango e Frutas Vermelhas? Era a maior sensação da criançada. Um dos Sorvetes mais gostosos da década de 90. Eram mais de 100 tipos de Brinquedos para colecionar, você já chupou este Sorvete?

[1990] Programação do SBT no Gibi

É da sua Época? Você se lembra da programação infantil do SBT que vinha nos encartes de Gibi na década de 90? Era um ótimo meio de atrair a criançada para os programas. Conforme vemos nas fotos podemos ver Sergio Mallandro, Bozo, Mara Maravilha e Simony.
Uma observação, onde foi parar a apresentadora Mariane? Alguém se lembra?

[1993] Racionais MC's - O Homem na Estrada

 É da sua Época? Você se lembra da música "O Homem na Estrada" cantada pelo rapper brasileiro Mano Brown do grupo Racionais MC's
"Homem na Estrada" é uma canção do grupo brasileiro de rap Racionais MC's, lançada em 1993. Faixa cinco (e a primeira do Lado B) do LP Raio X do Brasil (1993), "Homem na Estrada" é uma das canções de maior sucesso do grupo de rap paulistano. Composta por Mano Brown, a canção conta os últimos dias da vida de um ex-presidiário - negro, pobre, morador da periferia - que busca reconstruir sua vida.
Confira o vídeo do grupo:

[1999] A Usurpadora

É da sua Época? Você se lembra da novela "A Usurpadora" no final da década de 90? Foi uma das novelas de maior sucesso transmitidas no SBT.
 A Usurpadora é uma telenovela mexicana produzida pela emissora Televisa e exibida no Brasil pelo SBT de 22 de junho a 9 de novembro de 1999, em 120 capítulos, às 20h e reprisada em 2000, 2005 e 2007.
 Foi escrita por Inés Rodena, e produzida por Salvador Mejía Alejandre. Devido ao sucesso da trama que atingiu proporções internacionais, os autores após um ano do fim da novela deram uma entrevista em que revelavam uma continuação da trama que ficou conhecida como Más allá de La usurpadora.
E você se lembra? Confira um trecho da novela abaixo::

[1997] Revista Veja: Eu Fiz Aborto Com Famosas

É da sua Época?  Você se lembra da capa da revista "Veja" Eu Fiz Aborto Com Famosas na década de 90? Foi um dos absurdos publicados na época falando de famosas como "Elba Ramalho, Hebe Camargo, Cássia Kiss" entre outras contando suas histórias de aborto praticadas, e o pior foi estar estampado a cara de felicidade delas na capa, e você se lembra?